QUALIDADE

Projeto vai implantar melhorias na cadeia alimentar do leite

Quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Visualizada: 562 vezes


Ouvir matéria

Desenvolvido pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) – Campus Umuarama, em parceria com o Governo Municipal de Barbosa Ferraz, o projeto Difusão e Implantação de Boas Práticas de Fabricação e Gestão da Segurança Alimentar na Cadeia Agroindustrial do Leite vai apresentar propostas e acompanhamento junto aos produtores leiteiros para melhorar a qualidade do leite da cidade. O lançamento do projeto ocorreu na Casa da Cultura de Barbosa Ferraz, em novembro.

Participaram da solenidade de lançamento Mário Cesar Lopes de Carvalho, Prefeito de Barbosa Ferraz, Professora Doutora Eliane Dalva Godoy Danesi, Engenheira de Alimentos e coordenadora do projeto, Professor Doutor Eliezer Ávila Gandra, Engenheiro de Alimentos e membro da equipe de coordenação da UEM (Campus Umuarama), além de técnicos que irão atuar na cidade e produtores leiteiros.

Durante a produção do leite e seus derivados ocorrem vários problemas que podem afetar a qualidade dos produtos. A criação desse projeto tem o objetivo de difundir e implantar sistemas de Garantia da Qualidade e da Segurança Alimentar de forma a promover a melhoria da qualidade e competitividade de produtos da cadeia do leite produzidos no município de Barbosa Ferraz.

Para isso, a equipe formada por Tecnólogos em Alimentos, Médico Veterinário e Engenheiro Agrônomo, residentes na cidade, fará o acompanhamento das condições dos estabelecimentos produtores, monitoramento da qualidade higiênico-sanitária dos produtos, processos, instalações e manipuladores, através de análises microbiológicas e físico-quimicas. Além desse acompanhamento, os produtores de leite vão participar de cursos de treinamento e capacitação para que a qualidade do leite e seus derivados melhore a cada dia. Em Barbosa Ferraz, a coordenação dos trabalhos é de Valdemar Brandalise, Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

Profissionais vão acompanhar o dia a dia do produtor

Os profissionais que compõem a equipe do projeto devem ocupar um escritório em Barbosa Ferraz, disponibilizado pelo Governo Municipal, para realizarem visitas aos produtores locais e estabelecimentos de processamento de leite. Nesse acompanhamento, ocorre a coleta de dados para a elaboração dos Programas de Qualidade.

Os produtores que necessitam de assistência técnica ou assessoria vão contar com a equipe que estará a disposição dos produtores vinculados à Agricultura Familiar. Agrônomos e Veterinários estão mais focados nas etapas de produção e transporte do leite. No caso dos tecnólogos em alimentos, o foco é no processamento e nos Programas de Qualidade.

Já os professores coordenadores do projeto vão realizar visitas ao local a cada 15 dias para o monitoramento das atividades e orientação da equipe, além de avaliar o trabalho que está sendo executado.

Os trabalhos serão desenvolvidos pelos seguintes profissionais: Elida Simone Guido, Eric Diego Picinin e Karine Ferreira Francisco, ambos Tecnólogos em Alimentos, Raphael Ronobo Coutinho, Médico Veterinário e Raquel Andrade de Sá, Engenheira Agrônoma.

Prefeito Mário Cesar e coordenadores do projeto explicam à produtores leiteiros os benefícios da produção com qualidade Crédito: Fotos: Sidnei Azevedo
Legenda: Prefeito Mário Cesar e coordenadores do projeto explicam à produtores leiteiros os benefícios da produção com qualidade

 Galeria de Fotos

 Veja Também