Quinta-feira, 22 de novembro de 2007
Visualizada: 562 vezes
Ouvir matéria
Participaram da solenidade de lançamento Mário Cesar Lopes de Carvalho, Prefeito de Barbosa Ferraz, Professora Doutora Eliane Dalva Godoy Danesi, Engenheira de Alimentos e coordenadora do projeto, Professor Doutor Eliezer Ávila Gandra, Engenheiro de Alimentos e membro da equipe de coordenação da UEM (Campus Umuarama), além de técnicos que irão atuar na cidade e produtores leiteiros.
Durante a produção do leite e seus derivados ocorrem vários problemas que podem afetar a qualidade dos produtos. A criação desse projeto tem o objetivo de difundir e implantar sistemas de Garantia da Qualidade e da Segurança Alimentar de forma a promover a melhoria da qualidade e competitividade de produtos da cadeia do leite produzidos no município de Barbosa Ferraz.
Para isso, a equipe formada por Tecnólogos em Alimentos, Médico Veterinário e Engenheiro Agrônomo, residentes na cidade, fará o acompanhamento das condições dos estabelecimentos produtores, monitoramento da qualidade higiênico-sanitária dos produtos, processos, instalações e manipuladores, através de análises microbiológicas e físico-quimicas. Além desse acompanhamento, os produtores de leite vão participar de cursos de treinamento e capacitação para que a qualidade do leite e seus derivados melhore a cada dia. Em Barbosa Ferraz, a coordenação dos trabalhos é de Valdemar Brandalise, Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.
Profissionais vão acompanhar o dia a dia do produtor
Os profissionais que compõem a equipe do projeto devem ocupar um escritório em Barbosa Ferraz, disponibilizado pelo Governo Municipal, para realizarem visitas aos produtores locais e estabelecimentos de processamento de leite. Nesse acompanhamento, ocorre a coleta de dados para a elaboração dos Programas de Qualidade.
Os produtores que necessitam de assistência técnica ou assessoria vão contar com a equipe que estará a disposição dos produtores vinculados à Agricultura Familiar. Agrônomos e Veterinários estão mais focados nas etapas de produção e transporte do leite. No caso dos tecnólogos em alimentos, o foco é no processamento e nos Programas de Qualidade.
Já os professores coordenadores do projeto vão realizar visitas ao local a cada 15 dias para o monitoramento das atividades e orientação da equipe, além de avaliar o trabalho que está sendo executado.
Os trabalhos serão desenvolvidos pelos seguintes profissionais: Elida Simone Guido, Eric Diego Picinin e Karine Ferreira Francisco, ambos Tecnólogos em Alimentos, Raphael Ronobo Coutinho, Médico Veterinário e Raquel Andrade de Sá, Engenheira Agrônoma.