Acessibilidade

Gestores culturais estiveram em Curitiba para intercâmbio cultural e para conhecer o Raízes do MIS

Sexta-feira, 29 de abril de 2022

Última Modificação: 29/04/2022 15:41:42 | Visualizada 188 vezes


Ouvir matéria

Representantes da Amenorte (Associação dos Municípios do Médio Noroeste do Estado do Paraná) e da Comcam (Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão) estiveram nesta quinta-feira (28) na sede da Superintendência-Geral da Cultura para um dia de intensa troca de conteúdos, com foco no Raízes do MIS, programa de conservação da memória audiovisual lançando pelo Museu da Imagem e do Som do Paraná.

Eles foram recebidos pela diretora do MIS, Mirele Camargo, e pela superintendente-geral da cultura, Luciana Casagrande Pereira, que celebrou a troca de experiências: “é muito importante que não apenas nós, representantes do estado aqui na capital, devemos ir para o interior, mas também que os municípios venham para Curitiba e tragam suas experiências e demandas para que possamos colaborar”.

Antes de a reunião técnica iniciar, os colaboradores da Cultura do Estado foram presenteados com uma apresentação do Grupo de Dança Pé Vermelho, de Goioerê, que apresentou um número inspirado no Siriri, uma dança do Centro-Oeste brasileiro, e outro no Boi Bumbá, ritmo eternizado na festa de Parintins.

Memória
O principal objetivo do Raízes do MIS é fomentar a participação dos municípios na formação de uma memória audiovisual local, gerando conhecimento e criando redes de participação conjunta com os demais municípios da região e o Estado. O programa foi apresentado por Vânia Machado e José Luiz de Carvalho, educadora e responsável pelo departamento de acervo e pesquisa do MIS, respectivamente.

Ao mesmo tempo em que o MIS irá atuar na interiorização de sua atuação, instrumentalizando os municípios para que eles possam identificar e preservar suas coleções iconográficas, o Raízes do MIS também prevê a reprodução e doação de acervos. Esses materiais irão integrar a Coleção Paraná, que fará parte do patrimônio do museu.

Por ser o segundo mais antigo Museu da Imagem e do Som do Brasil e instituição de guarda audiovisual com o maior acervo do país, contando com mais de três milhões de itens, a instituição tem uma trajetória que chancela a iniciativa.

FONTE: https://www.comunicacao.pr.gov.b

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 8h às 11h30min e 13h às 17h30min

  • Av.Presidente Kennedy,363

  • (44)3275-1177 ou (44)3275-1377

  • administracao@barbosaferraz.pr.gov.br

  • WebMail

  • REDES SOCIAIS

  • DOWNLOADS

Última atualização do site: 26/03/2024 13:31:13