ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Alerta sobre o Caramujo em Barbosa Ferraz

Quarta-feira, 21 de junho de 2017

Visualizada 109 vezes


A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, orienta a população de Barbosa Ferraz, sobre a importância da  correta da manipulação e eliminação  do Caramujo nas residências. Nessa época do ano, a espécie se prolifera mais rápido devido aos  períodos chuvosos.

Por isso é importante  alertar sobre os cuidados ao manipular o molusco, pois ele tanto  pode ser considerado uma praga agrícola, porque  devora plantações, hortas, pomares e grãos armazenados, como pode se tornar um problema de Saúde Pública, visto que espécie é capaz de transmitir um Verme Nematoide ao homem, que parasita o Sistema Nervoso Central com  extrema gravidade e também contribui para o desequilíbrio ecológico.

A transmissão de doenças, ocorre através do consumo de alimentos contaminados pelo muco que ele deixa á medida em que se move, ou pela ingestão direta do molusco.

A medida de Controle mais eficaz, é a manual, ou seja a coleta e destruição dos caramujos individualmente pela população.Para coletar adequadamente,  pegue-os com luvas ou sacos plásticos contendo sal e cal e enterre logo em seguida.Outra opção é coletar e incinerar (queimar).

Tendo em vista a grande proliferação do molusco em nosso município, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Vigilância em Saúde/Vigilância Sanitária e a Secretaria do Meio Ambiente estarão contribuindo na eliminação do molusco, através da  disponibilização de  tambores em diversos pontos estratégicos para destinação dos caramujos, sendo que a prefeitura irá recolher e eliminar adequadamente.

Os pontos estarão distribuídos na Vila Mineira, sendo que é o bairro com mais infestação e também haverá um ponto estratégico na Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria do Meio Ambiente/Agricultura.

 

Medidas de Prevenção

- Manter limpos os quintais das casas, retirando todo o entulho e mato, pois servem de abrigo apar os caramujos;

-Não Ingerir o molusco;

- Evitar a proliferação dos ovos do caramujo na terra a ser fertilizada para o cultivo de plantas em vasos;

- Não utilizar a concha como objeto de artesanato, porque podem estar contaminadas;

- Lavar e desinfetar bem as verduras e hortaliças, deixando-as de molho por 15 minutos em aproximadamente 1 colher de água sanitária para 1 litro de água.

Alerta sobre o Caramujo em Barbosa Ferraz

Baixe Aqui

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 8h às 11h30min e 13h às 17h

  • Av.Presidente Kennedy,363

  • (44)3275-1177

  • administracao@barbosaferraz.pr.gov.br

  • WebMail

  • REDES SOCIAIS

  • DOWNLOADS

Última atualização do site: 20/11/2017 16:49:34