Prefeito Gilson Cassol participou nesta segunda-feira do evento da presidente Dilma Rousseff (PT) no assentamento Dorcelina Folador, em Arapongas, onde a presidente da República inaugurou a Agroindústria de Leite e Derivados da Cooperativa de Comercialização e Reforma Agrária União Camponesa (COPRAN).
Cerca de 6 mil pessoas acompanharam a chegada de Dilma no Norte do Paraná. Durante o evento, a presidente participou de um almoço feito com alimentos produzidos pelas famílias assentadas.
A estrutura da agroindústria com produção diária de 90 mi litros atenderá diretamente 4 mil famílias assentadas e pequenos produtores de Arapongas, Apucarana, Londrina e Maringá. O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), também estava no evento, juntamente com prefeitos, vereadores e autoridades da região norte do Paraná. A Copran vai atender cerca de quatro mil famílias assentadas e pequenos produtores dos municípios de Apucarana, Arapongas, Londrina e Maringá. A expectativa é beneficiar cerca de 90 mil litros de leite por dia para a produção de produtos como queijo, ricota, requeijão, leite, bebida láctea, iogurte, manteiga e doce de leite.
As mercadorias vão ser comercializadas com a marca Campo Vivo, que fará parte dos 18 grupos que compõem a Rede de Cooperativas da Reforma Agrária do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) do Paraná. O Assentamento Dorcelina Folador, onde o evento será realizado, existe há 11 anos e hoje abriga cerca de 600 pessoas em uma área de 756 hectares, usados para produção de alimentos.