Acessibilidade

NOSSA CIDADE / História

HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE BARBOSA FERRAZ

A região onde se encontram hoje os municípios de Fênix e Barbosa Ferraz é o norte do Estado do Paraná, como demonstra a Figura1, na região da COMCAM antes habitado pôr índios Botocudos Com o Tratado de Tordesilhas tem-se uma linha imaginária dividindo as terras descobertas determinando que no caso das Américas, o território a leste ficaria para a Espanha e a oeste para Portugal. Por estar a oeste do Tratado de Tordesilhas este território pertencia à Coroa Espanhola que teve os primeiros contatos com os índios que habitavam essa região. Os espanhóis exploraram e fundaram a Vila Rica do Espírito Santo, que pertencia à região do Guairá. Em 1579, nas margens do rio Ivaí, próximo à foz do Corumbataí, (...) o capitão Ruy Dias Malgarejo, fundou Vila Rica do Espírito Santo.

Esta denominação de Vila Rica deve-se ao fato de os espanhóis encontrarem na região grande número de cristais de rochas (ágatas), que julgavam serem pedras preciosas de imenso valor, que tornou-se um grande núcleo de escravista indígena. (Wachowicz, 1988, pg 26). Os Jesuítas tiveram o papel de educar e catequizar, e neste aspecto conseguiram aldear mais de cem mil índios nas reduções espalhadas pela região.

Estas reduções tiveram grande desenvolvimento, contudo em 1628 os Jesuítas não foram obstáculos para as investidas das Bandeiras Paulistas que comandada por Antônio Raposo Tavares destrói as reduções e captura milhares de índios para serem vendidos como escravos. Os espanhóis da Vila Rica do Espírito aliaram-se a Raposo Tavares e ficou de fora da destruição Nesta época vale ressaltar que Portugal estava submetido ao domínio espanhol. ?Portugal ficou submetido à Espanha durante 60 anos. Conseqüentemente, nesse período, o Brasil também passou ao domínio espanhol, sofrendo alterações na sua estrutura interna e no seu relacionamento internacional. (Costa e Mello, 1996, pg 54).

Este domínio que durou 60 anos, teve início em 1580 e fim em 1640. No ano de 1674 Vila Rica foi saqueada pelo bandeirante Francisco Pedroso Xavier, ?com o argumento de que toda a região entre o Paranapanema e o rio da Prata pertencia a Portugal, sendo portanto ilegal a existência desta vila espanhola nas margens do Ivai.(Wachowicz, 1988: 34).

Com a queda da Vila Rica os poucos espanhóis que sobraram foram obrigados a partir para o Paraguai. Milhares de índios foram mortos ou escravizados. ?Afirma Romário Martins que somente em combates pereceram 15.000 índios nas lutas com os portugueses, e cerca de 60.000 foram levados como escravos.?(Wachowicz, 1996, pg 35 ). Barbosa Ferraz se originou de um loteamento realizado no interior do município de Campo Mourão por Joaquim Vicente de Castro, Engenheiro Civil, e que foi o primeiro prefeito de Londrina. Por possuir um solo fértil, terra avermelhada, conhecida como terra roxa, atraiu muita gente para comprar e se estabelecer no lugar. Tanto que se tornou Distrito em 1955, e não demorou muito para se emancipar e se tornar município.

Em 25 de julho de 1960, através da Lei Estadual n.º 4.245, de 25 de julho de 1960, sancionada pelo governador Moysés Willi Lupion de Tróia, o distrito foi elevado à categoria de município, com território desmembrado de Campo Mourão. A instalação oficial ocorreu no dia 15 de novembro de 1961.(Ferreira, 1996, pg 172) . O nome do município foi uma homenagem ao Major Antônio Barbosa Ferraz.


HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 8h às 11h30min e 13h às 17h30min

  • Av.Presidente Kennedy,363

  • (44)3275-1177 ou (44)3275-1377

  • administracao@barbosaferraz.pr.gov.br

  • WebMail

  • REDES SOCIAIS

  • DOWNLOADS

Última atualização do site: 18/03/2024 18:45:33