Acessibilidade

ECONOMIA SOLIDRIA

Fbrica de Jeans inaugurada em Barbosa Ferraz

Quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Última Modificação: // | Visualizada 826 vezes


Ouvir matéria

Através do Programa Economia Solidária, foi inaugurado em Barbosa Ferraz mais uma fábrica de confecções. A nova fábrica faz parte do programa de geração de emprego e renda que tem por objetivo gerar dois mil postos de trabalho na cidade. A inauguração contou com a presença do Prefeito Mário Cesar Lopes de Carvalho, autoridades municipais e representantes da sociedade.

Além de coordenar o trabalho de implantação da confecção, o Governo Municipal de Barbosa Ferraz, através da Coopercrochê, promoveu diversos cursos para qualificação da mão-de-obra local. Através desse trabalho, a fábrica já inicia suas atividades com capacidade de produzir cerca de 200 mil peças. Nos próximos 60 dias, essa capacidade pode chegar até a 500 mil peças, gerando novos postos de trabalho para a cidade.

Segundo o consultor João Marcos Borges Avelar, novos produtos devem ser produzidos a partir de programas iniciados em Barbosa Ferraz. "Essa indústria de jeans faz parte da Coopercrochê e em breve serão fabricadas roupas com aplicação de bordados, com a colaboração do trabalho das crocheteiras."

A qualificação profissional deve gerar novos postos de trabalho nos próximos meses. "Com o trabalho realizado na Coopercrochê, principalmente através de cursos de qualificação profissional, pretende-se gerar 300 empregos na área da costura industrial," afirma o consultor João Marcos.

 Para as pessoas que fizeram parte dos cursos de qualificação, o trabalho vem melhorar a vida e garantir o sustento para casa. Maria Aparecida de Macedo, uma das novas contratadas, aprendeu a costurar através de cursos na Coopercrochê e faz parte da primeira turma de contratados. “Foi muito importante porque aprendi a costurar, coisa que eu não sabia fazer. Foi algo muito bom que aconteceu na minha vida. A gente teve a oportunidade de aprender a conduzir a máquina de costura e hoje eu fui uma das escolhidas e estou trabalhando e conquistando a minha renda.”

Para Maria Aparecida, os incentivos do município para a implantação de fábricas vão contribuir com o desenvolvimento de Barbosa Ferraz. “É muito importante porque a cidade cresce, trás melhorias e dá emprego para as pessoas. Aproveitem a oportunidade que tem aqui em Barbosa Ferraz, porque não é todo lugar que tem isso. Aqui tem treinamento, pessoas fazendo curso à noite e é só aproveitar”, destaca a costureira.

 

Saulo Pinheiro da Luz optou pela profissão de costureiro

 

Sem hora para acordar ou para chegar em casa. Assim era a vida de Saulo Pereira da Luz no antigo trabalho. "Eu trabalhava como leiteiro. Saia de casa às 2 horas da manhã e às vezes chegava até 11 horas da noite.”

Foi nas poucas horas de folga que Saulo começou a conhecer mais a costura e as oportunidades começaram a aparecer. “Quando eu chegava em casa cedo, eu brincava nas máquinas que tinha na casa do meu patrão. Surgiu essa oportunidade na fábrica, o pessoal estava ensinando, dando o curso e eu comecei a fazer na brincadeira, sem pensar que ia ter futuro. Apareceu esse serviço na fábrica e eu estou trabalhando aqui”, destaca Saulo contente com o novo emprego.

Além de desenvolver uma atividade totalmente diferente do antigo emprego, Saulo acredita que sua vida mudou muito. “Meus horários melhoraram muito. Antes eu não tinha hora para chegar em casa e agora eu tenho hora para sair e hora para chegar. Não precisa daquela correria que era antes. Isso melhorou muito.”

Saulo ainda aproveita e deixa um recado aos homens que também buscam um emprego. “Se a pessoa não procurar, nunca vai ter sua renda, nunca vai conseguir o que quer. Tem que sempre correr atrás do que quer e deixar de ser machista ajuda bastante”, finaliza.

Qualificação profissional vai garantir geração de emprego e renda para população de Barbosa Ferraz Crédito: Sidnei Azevedo
Legenda: Qualificao profissional vai garantir gerao de emprego e renda para populao de Barbosa Ferraz

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 8h às 11h30min e 13h às 17h30min

  • Av.Presidente Kennedy,363

  • (44)3275-1177 ou (44)3275-1377

  • administracao@barbosaferraz.pr.gov.br

  • WebMail

  • REDES SOCIAIS

  • DOWNLOADS

Última atualização do site: 19/04/2024 09:50:58