Acessibilidade

MATA CILIAR

Barbosa Ferraz assina convnio para recuperao de Mata Ciliar

Quarta-feira, 06 de junho de 2007

Última Modificação: // | Visualizada 263 vezes


Ouvir matéria

O Prefeito de Barbosa Ferraz Mário Cesar Lopes de Carvalho assinou convênio com a Secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Instituto Ambiental do Paraná e Emater. O objetivo é a recuperação de áreas de preservação permanente, em especial as de matas ciliares. A oficialização dos convênios, que beneficia Barbosa Ferraz e mais 242 municípios paranaenses, ocorreu durante a Escola de Governo com a presença do Governador Roberto Requião e Rasca Rodrigues, Secretário do Meio Ambiente do Paraná.

O município vai receber sementes, fertilizantes e substrato florestal para a produção de mudas. Em todo o Estado, o Governo pretende produzir cerca de 10 milhões de mudas até o final de 2007.

Em Barbosa Ferraz, cercas serão doadas a proprietários rurais do município para o isolamento da vegetação às margens de rios, nascentes e mananciais de abastecimento – promovendo, assim, a regeneração natural das matas ciliares. Conforme o documento assinado nesta terça-feira, a construção de cercas privilegia o pequeno produtor rural nos moldes estabelecidos pela lei federal número 11.428 (Lei da Mata Atlântica).

A meta é que Barbosa Ferraz produza cerca de 50 mil mudas de espécie nativa. Um técnico do município fará o acompanhamento da produção e destinará as mudas para o plantio em áreas prioritárias de atuação do Programa Mata Ciliar.

 

Resultados - A análise de imagens de satélite de 2000 e de 2005 já permite a visualização dos primeiros resultados da recuperação das matas ciliares no Estado, fortalecendo principalmente os corredores de biodiversidade. “Nos últimos cinco anos, já garantimos o aumento de 133 mil hectares de áreas de florestas nos três corredores de biodiversidade construídos para promover a preservação da diversidade de fauna e flora”, comentou Rasca, durante a Escola de Governo.

Estudos indicam que o as mudas plantadas pelo Mata Ciliar também vem proporcionando o resgate de quase 328 mil toneladas de carbono atmosférico. “O Paraná já começou a fazer a sua parte para contribuição a redução do aquecimento global”, afirmou Rasca.

Assinatura de convênio permite mais investimentos na recuperação da Mata Ciliar em Barbosa Ferraz Crédito: Jorge Woll/SECS
Legenda: Assinatura de convnio permite mais investimentos na recuperao da Mata Ciliar em Barbosa Ferraz

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 8h às 11h30min e 13h às 17h30min

  • Av.Presidente Kennedy,363

  • (44)3275-1177 ou (44)3275-1377

  • administracao@barbosaferraz.pr.gov.br

  • WebMail

  • REDES SOCIAIS

  • DOWNLOADS

Última atualização do site: 26/03/2024 13:31:13